quinta-feira, 30 de maio de 2013

Psicologia no Marketing

Olá pessoal, nessa primeira postagem vamos buscar definir o que é Psicologia e como se dá a sua atuação no Marketing.





A ciência da Psicologia estuda o comportamento do ser humano, mas no Marketing a sua relação está centrada ao comportamento do consumidor, de maneira que todo publico tem sua percepção diferenciada e que pode alterar continuamente, de forma subjetiva (comunicação direta), inconscientemente (comunicação subliminar) ou indiretamente como ocorre na mídia, através de campanhas publicitárias, técnicas de persuasão são empregadas para que o público mude de opinião, essas atitudes são formadas durante o processo de socialização.
uma divesidade de teorias psicológicas utilizadas para a compreensão do comportamento do consumidor – ver Foxall et al. (1998) –, mas há duas que influenciaram mais decididamente o campo do marketing: a teoria comportamental e a psicanalítica.
 O que a história do marketing revela com relação aos seus vínculos com a psicologia é que a pesquisa com base nos conhecimentos psicológicos já tinha como alvo um consumidor. Algumas perguntas referentes às relações de compra citadas por Dawson (2005, p. 53) – tais como: “como nossos alvos percebem e reagem a todos os fatores ambientais que afetam suas decisões de compra e uso de nossos produtos?”; “como as pessoas decidem que condimento usar no preparo e no ato das refeições?”; “uma mudança na embalagem dos nossos produtos poderia fazê-los captar um pouco mais a atenção do olhar dos compradores nos supermercados?”; ou “quais sentimentos as pessoas têm com relação à sopa?” – indicam uma sociedade de consumo constituída.
Por isso percebe-se que o estudo da psicologia no Marketing  possibilitou o conhecimento de forma aprofundada a respeito do publico, de uma forma que possa interferir na decisão de compra da pessoa e despertar nela o desejo pelo ato da compra,  junto com os profissionais de vendas  que buscam o melhor atendimento ao consumidor.

Um comentário:

  1. A psicologia está intimamente ligada ao marketing. É assim que funciona o consumo de alguns itens em detrimento de outros: uma embalagem, uma cor, uma imagem que desperta algo em nós...e o resultado é sairmos para comprar algo e voltarmos com outras coisas em mãos...

    ResponderExcluir