sexta-feira, 31 de maio de 2013

A PSICOLOGIA APARECE EM UM MOMENTO ESPECÍFICO DO MARKETING!





A psicologia aparece em um momento específico do marketing: quando este se volta para a compreensão do comportamento do consumidor. Não importa qual história do nascimento do marketing seja considerada – aquela proposta por Mason (1998), que advoga o nascimento do marketing como disciplina a partir da sua separação da economia; ou a proposta pelo sociólogo francês Lagneau (1981), que vincula o nascimento do marketing aoadvertising–,2a psicologia tem um papel central.

A importância da aplicação dos princípios psicológicos às práticas do marketing fica evidente nas palavras de um dos seus pioneiros – Shaw (1912 apud DAWSON, 2005, p. 64) –, que proferiu:

Somente nos anos recentes, quando o desenvolvimento da produção (potencialmente superior ao mercado disponível) vem mudando a ênfase para a distribuição, tem o homem de negócios [...] se tornado um pioneiro na fronteira dos desejos humanos. Hoje, o homem de negócios progressista está à procura das necessidades inconscientes do consumidor, está produzindo bens para gratificá-lo, está capturando a atenção do consumidor para a existência de tais produtos e, para atender a essa demanda, quando ela se torna real, está levando os bens até o consumidor.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário